tag:blogger.com,1999:blog-3689784258934557073.post4195808294492549063..comments2023-05-07T05:07:00.021-07:00Comments on Campo da História: História das Mentalidades, Imaginário e Psico-HistóriaJosé D'Assunção Barroshttp://www.blogger.com/profile/14616369888767129715noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-3689784258934557073.post-40722817096823046452011-01-10T19:55:34.337-08:002011-01-10T19:55:34.337-08:00Quarta Indagação:
METODOLOGIAS: QUAIS OS MÉTODOS ...Quarta Indagação:<br /><br />METODOLOGIAS: QUAIS OS MÉTODOS DISPONÍVEIS AOS HISTORIADORES DAS MENTALIDADES?<br /><br />Existe uma polêmica, entre os próprios praticantes da História das Mentalidades, relacionada aos Métodos. Procurei desenvolver uma reflexão sobre isto em um artigo que escrevi sobre a História das Mentalidades (http://ning.it/dUS9nC), e que também foi postado no blog da Rede (http://ning.it/hF5O5j). Gostaria de partilhar minhas observações com vocês, e abri-las para um debate.<br /><br />Identifico três linhas principais de Metodologias.<br /><br />(1) A primeira metodologia busca conectar a História das Mentalidades e a História Serial. Um representante desta tendência - a abordagem serial - é Michel Vovelle, que estudou a "Morte" (as sensibilidades sobre a Morte no período moderno) abordando séries de documentos, como os testamentos, discursos do morto, e mesmo séries relacionadas à cultura material mortuária (epitáfios, tamanho de velas, túmulos). Um trabalho magistral. Vovelle preconizava a abordagem serial como a mais adequada para a História das Mentalidades, e no livro "Ideologias e Mentalidades" criticou muito Philippe Ariés, que também estudou a Morte mas usando uma abordagem que Vovelle chamou de "impressionista"<br /><br />(2) A segunda metodologia busca trabalhar livremente comuma diversidade de fontes, de tipos distintos (sem preocupação serial, e muitas vezes realiando análises qualitativas de textos). Um exemplo desta abordagem é Philippe Ariés, na sua "História da Morte". Um trabalho que considero ingualmente magistral, mas que foi criticado por Vovelle como impressionistas.<br /><br />(3) A terceira tendência pode ser representada pela conexão entre História das Mentalidades e Micro-História. Exemplos são algumas das obras de Carlo Ginzburgn(mas não todas, pois depois ele abandona o interesse pela História das Mentalidades). Ginzburg buscava apreender as sensibilidades através da análise intensiva das fontes, à maneira da Micro-História.<br /><br />....<br /><br />Gostaria de ouvir as diversas posições. Existe alguma abordagem - esta ou outras - que vocês considerem mais adequada para a História das Mentalidades?José D'Assunção Barroshttps://www.blogger.com/profile/14616369888767129715noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3689784258934557073.post-56098606546010908122011-01-10T19:53:05.343-08:002011-01-10T19:53:05.343-08:00Terceira Indagação:
EXISTE UMA MENTALIDADE COLETI...Terceira Indagação:<br /><br />EXISTE UMA MENTALIDADE COLETIVA?<br /><br />Existe uma "mentalidade coletiva", que atinja ou se refira simultaneamente a toidos os homens de determinado período e emdeterminada sociedade, tal como postula Lucien Febvre em uma das suas definições do conceito de "utensilhagem mental"?<br /><br />Ou o que existe é uma "mentalidade de classe", tal como passaria a postular Carlo Ginzburg em um dos prefácios à edição italiana de "O Queijo e os Vermes"?José D'Assunção Barroshttps://www.blogger.com/profile/14616369888767129715noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3689784258934557073.post-34092283418853791772011-01-10T19:50:23.973-08:002011-01-10T19:50:23.973-08:00Segunda Indagação:
A HISTÓRIA DAS MENTALIDADES É ...Segunda Indagação:<br /><br />A HISTÓRIA DAS MENTALIDADES É UM CAMPO TEÓRICO, UMA TENDÊNCIA TEÓRICA, OU UM MOVIMENTO?<br /><br />Gostaria de levantar agora uma discussão sobre o estatuto da História das Mentalidades. Em um livro que publiquei - intitulado "O Campo da História" (http://ning.it/fmKC17) - eu postulo que a História das Mentalidades é um "campo histórico" mesmo - isto é, uma modalidade historiográfica à disposição dos historiadores, que podem inclusive trabalhá-la em conexão com outros campos.<br /><br />A História das Mentalidades não seria uma tendência teórica. Por isso, acompanho o posicionamento de Michel Vovelle em "Ideologias e Mentalidades", que não vê nenhuma incompatibilidade em atuar na conexão entre História das Mentalidades e Marxismo. Ele se declara Marxista, e também historiador das mentalidades.<br /><br />Claro, se a História das Mentalidades é um campo, como ostulo, e o Materialismo Histórico é um âmbito teórico-metodológico (eu diria, um paradigma teórico), não pode haver nenhuma incompatibilidade entre História das Mentalidades e Materialismo Histórico, tal como alguns teóricos e historiadores postulam.<br /><br />A História das Mentalidades, como campo histórico, poderia ser trabalhada em associação com as mais diversas vertentes teóricas.<br /><br />Pergunto-lhes: a História das Mentalidades é campo histórico, tendência teórica, movimento de historiadores (escola), ou outra coisa qualquer?José D'Assunção Barroshttps://www.blogger.com/profile/14616369888767129715noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3689784258934557073.post-71080700500517023962011-01-10T19:46:16.193-08:002011-01-10T19:46:16.193-08:00Primeira Indagaçao:
QUAL A DEFINIÇÃO DE HISTÓRIA ...Primeira Indagaçao:<br /><br />QUAL A DEFINIÇÃO DE HISTÓRIA DAS MENTALIDADES?<br /><br />Na minha atividade como professor de Teoria da História, percebo que frequentemente as pessoas confundem a "História das Mentalidades" com outros campos limítrofes em termos de objetos, práticas e conceitos - tais como a História do Imaginário, a Psico-História, ou mesmo a História Cultural. Essa não rara confusão me preocupa tanto que escrevi um artigo sobre o assunto (http://ning.it/dUS9nC). Entre outros assuntos, procuro esclarecer neste artigo o que penso ser as diferenças e interpenetrações entre História das Mentalidades e História do Imaginário, e também Psico-História.<br /><br />.<br /><br />O que vocês pensam sobre a questão? Não seria um bom ponto de partida propormos definições de "História das Mentalidades"?José D'Assunção Barroshttps://www.blogger.com/profile/14616369888767129715noreply@blogger.com